Cultura & Governança
- daniele857
- 23 de jun. de 2024
- 2 min de leitura

Empresas de crescimento acelerado, que começaram como startups e conseguiram manter uma cultura forte, ágil, focada em resultados, ao alcançarem novos patamares, enfrentam alguns desafios. Um deles, talvez o principal: como implementar uma cultura de governança corporativa, que não freie esse crescimento exponencial, mas que assegure a sustentabilidade do negócio?
De um lado, quanto maior uma empresa se torna, maiores são os requisitos de mercado, clientes, consumidores, legislação, etc - o que impacta a forma de agir e decidir e, consequentemente, a cultura… o que pode impactar diretamente os resultados, velocidade de crescimento, retenção, atração de profissionais e o ambiente da empresa.
De outro lado, a governança bem estabelecida assegura a adequada transparência de fluxo de informações e de tomada de decisões, assim como a prestação de contas, a garantia do tratamento imparcial dos stakeholders e a responsabilidade corporativa.
Assim, o grande desafio é implementar um movimento benéfico - como a governança - que traz um impacto positivo e evolução saudável da empresa, de uma forma leve, ágil e engajadora.
Se, no começo do negócio, estabelecer processos pode bloquear o crescimento, quando a organização alcança um determinado patamar é a estrutura de governança e os processos bem definidos que vão garantir uma performance otimizada.
A maior recompensa de uma empresa comprometida com a integridade dos seus processos, com uma comunicação ampla e eficaz dos seus valores, estratégia e objetivos é a confiança. A confiança de todos do seu time. A confiança dos seus clientes. A confiança do mercado.
Fazer isso acontecer pode ser desafiador, mas com ações conscientes, adequadamente dimensionadas e bem comunicadas os benefícios são para todos. Profissionais - pois atuam em uma empresa em que confiam e que cresce, oportunizando seu próprio crescimento e desenvolvimento. Empresa - que garante sua reputação, credibilidade, velocidade e competitividade. Mercado/stakeholders que ampliam confiança e investimentos e principalmente clientes - que acessam produtos e serviços de excelência.
Daniele S. K. Fonseca
Bình luận